0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O ano novo é um ótimo momento para deixar as coisas negativas para trás. Então que tal deixar a cultura da dieta para trás também?

 

O que é exatamente a cultura da dieta? É uma maneira traiçoeira e generalizada de atribuir virtude moral ao tamanho das pessoas e a alguns tipos de comida, mas não a outros.

Na cultura da dieta, a comida se torna “boa” ou “má” e comer certos tipos desencadeia sentimentos negativos, como culpa e arrependimento (ou assim diria a cultura da dieta). Além disso, nela as pessoas são reduzidas a corpos ou partes dele que precisam ser “corrigidos”, em vez de considerar as pessoas como indivíduos. A comida é transformada em um acúmulo de calorias a ser evitado. E o exercício se torna uma ferramenta para tentar alcançar um tipo de corpo muitas vezes inatingível, em vez de ser algo divertido ou empoderador.

Em 2019, a gente tem uma nova chance de repensar coisas que a gente fala o tempo todo e que só fazem fortalecer essa cultura. As frases a seguir não estão fazendo bem nem a você nem a ninguém.

Elas podem ser prejudiciais à relação que você tem com o seu corpo e afetar pessoas ao seu redor, especialmente crianças e adolescentes que ainda estão desenvolvendo sua relação com a comida.

 

1. “Eu me sinto gordo”.

Gordo não é um sentimento. É a descrição de um tipo de corpo. Algumas pessoas são inclusive capazes de se descreverem como gordas de uma maneira neutra. Pois é.

Quando você diz que está gordo, quando gostaria de dizer que se sente mal ou esta se achando horrível, você está dizendo que estar gordo é inerentemente ruim ou horrível. E isso não é muito simpático nem com você nem com outras pessoas.

Se o que você realmente quer dizer é “Eu sinto que ganhei peso”, vale lembrar que tudo o que a cultura da dieta quer é que você se sinta mal com o seu corpo. Então, respire fundo, lembre-se de que ganhar peso não é a pior coisa do mundo e lembre-se que existem outras maneiras de se comunicar e se expressar sobre as coisas que te incomodam que são mais generosas com você e com os outros.

Em vez disso, experimente: “Não me sinto bem com meu corpo hoje”.

 
Instagram: @aileyjolie

“‘Prazer com culpa’ é um conceito criado por pessoas que lucram com o fato de você ficar se odiando e se reprimindo”.

2. Dizer a alguém: “Você perdeu peso, você está ótimo!”

A cultura da dieta nos diz que perder peso é sempre maravilhoso. Mas isso nem sempre é verdade. Se algum conhecido seu perdeu peso, pode ser que isso esteja acontecendo devido a uma depressão, um distúrbio alimentar ou uma doença. Valorizar o corpo magro independentemente do quanto isso pode estar tornando a vida de alguém miserável e em risco é cruel e irresponsável.

Em vez de falar sobre a perda de peso, se a pessoa parecer mais feliz, ou estar com uma roupa bonita, ou estar irradiando boas vibrações, faça elogios sobre coisas além da magreza que você for capaz de perceber.

Se for um amigo próximo ou membro da família que está em uma jornada de perda de peso, verifique com a pessoa que tipo de comentário ela gostaria que fosse feito sobre as mudanças. Talvez ele prefira que você não diga nada ou talvez realmente fique muito feliz das pessoas próximas estarem sendo capazes de notar a diferença.

De qualquer forma, lembre-se de que não é legal comentar sobre o corpo de outra pessoa sem a permissão dela.

Em vez disso, experimente: “Você parece muito feliz ultimamente!”

 

3. Classificar comidas como “lixo”, “podre” ou “livre de culpa”.

Comida é apenas comida. Ela pode nos saciar, nos confortar, nos trazer alegria. No entanto, elas não são guiadas por uma bússola moral. Não existem alimentos “bons” e “ruins”, ou alimentos que deveriam automaticamente fazer você se sentir mal porque os comeu. Sim, chocante!

Mesmo que você esteja atento a tudo o que você come, decidir que certos alimentos são bons e outros alimentos são ruins é uma maneira infalível de desenvolver uma associação negativa com a comida.

Além disso, o seu alimento “lixo” pode ser a comida favorita de alguém, e não diz respeito a você julgar se ele deveria caber no plano alimentar de uma pessoa ou não. Cada um já carrega o peso da cultura da dieta o suficiente para outra pessoa ficar nos relembrando.

Em vez disso, experimente: Comer sem fazer julgamento moral da sua comida nem da dos outros.

 
 
Instagram: @drclaudiatfelty

“Boas calorias 
Comidas não tem um compasso moral
Más calorias
Calorias são apenas unidades de energia”

4. Depois de comer uma grande refeição, dizer: “Nossa, estou enorme”.

Não, você provavelmente não está gordo por causa de UMA refeição. Ao fazer isso, você está embutindo um valor irrealista sobre você e sobre qualquer outra pessoa que esteja por perto pelo simples fato de se alimentar.

Ao dizer isso, você está associando o fato de ser gordo a ser uma pessoa guiada pelos impulsos, uma pessoa que come sem limites ou sem autocontrole. E isso não é legal ou amável com ninguém.

Se você está cheio, apenas diga isso. E lembre-se de que não há nada de errado em ceder aos seus desejos aqui e ali e não há nada de errado em se sentir cheio.

Em vez disso, experimente: Já que é assim, “estou cheio”.

 

5. “Isso me faz parecer gordo?”

Mais uma vez, o que você está realmente perguntando é se uma roupa está bonita ou ficou boa para o seu tipo físico — mas você está dizendo isso de uma forma que associa ser gordo a um resultado negativo. A cultura da dieta diz que o objetivo número um da vida é ser magro, mas não precisa ser assim.

Roupas não precisam nem mesmo ter um formato definido. Você só precisa se sentir bem nelas.

Em vez disso, experimente: “Eu fiquei bem com esta roupa?”

 

6. “Hoje vou chutar o balde”.

Você não precisa justificar o que está comendo nem para si mesmo nem para ninguém. A cultura da dieta defende que precisamos de uma desculpa para comer certas coisas, mas a verdade é você não precisa fazer isso.

Se você está seguindo uma dieta e come alguma coisa que está fora do seu cardápio, tudo bem. Mas quando você chama isso de “chutar o balde”, isso automaticamente coloca uma conotação negativa ao ato de comer. Você não precisa se justificar pela sua alimentação ou pelos rumos que a sua dieta toma para ninguém.

Em vez disso, experimente: Você não precisa dizer nada!

 
 
Instagram: @jameelajamilofficial

” O ciclo das dietas
Sentimento de ‘Eu preciso retomar o controle da minha vida entrando numa dieta’ => Numa dieta e restringido quantidades e/ou tipos de comidas ‘Eu nunca mais vou comer XYZ’ => Se sentindo descontrolada perto de comida, a fome e a vontade de certas comidas só aumenta ‘Eu não consigo parar de pensar em comida’ => Comer descontroladamente e ativar a mentalidade da última vez ‘Esta será a última vez que eu vou comer essa comida’ => Culpa, vergonha ‘Eu falhei, eu não sou bom o suficiente'”.

 

7. “Você não está gordo, você é lindo”.

De acordo com a cultura da dieta, a pior coisa que pode acontecer na sua vida é ser gordo. Ser gordo significa que você não não será bonito, feliz ou bem-sucedido. Mas isso está muito longe de ser a verdade. Você pode ser gordo e bonito, ponto.

Em vez disso, experimente: “Você é lindo”. Mas só se conhecer a pessoa. Do contrário, é meio esquisito.

 

8. “Imagina, você não é gordo”.

Mais uma vez, o fato de “ser gordo” não precisa ser tratado como um insulto. Muitas pessoas são gordas e usam a palavra sem nenhum problema ou teor negativo. As pessoas podem ser altas, baixas, magras e gordas e tudo bem.

Por outro lado, se uma pessoa magra insiste em se chamar de “gorda”, talvez valha a pena uma conversa para tentar entender porque ela se sente assim.

Em vez disso, experimente: Nada! Deixe as pessoas se descreverem como quiserem.

 
 
Instagram: @makedaisychains

“Resista à cultura da dieta”.

 

9. “Preciso perder uns três quilos”.

Em primeiro lugar, precisa mesmo? Em segundo lugar, o que as pessoas tem com isso?

Pense no impacto de suas palavras, no ambiente onde você está, a qualquer outra pessoa maior do que você. Ou mais nova. Crianças e adolescentes podem ser impressionáveis, e a forma como você fala sobre seu corpo pode afetar a forma que eles se sentem ou vão se sentir em relação a seus corpos um dia.

Em vez disso, experimente: “Eu quero ter uma relação mais saudável com o meu corpo”.

 

10. “Preciso cortar os carboidratos”.

Seja sobre carboidratos ou gordura, ou qualquer outra coisa que não se encaixe em seu plano alimentar pessoal, ninguém tem nada com a sua dieta. Se isso está funcionando para você, ótimo, mas não tente empurrar seus hábitos alimentares para os outros.

Em vez disso, experimente:“Ficar na sua. A sua dieta só diz respeito a você.