0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2 são sintomas que milhares de adultos apresentam no mundo todo. Até aí nada de anormal, mas e se eu te dissesse que nesse caso estamos falando de crianças?

Chocante, não?

Pela primeira vez na história da humanidade, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos e o vilão dessa história é um só: aobesidade infantil.

Um terço das crianças brasileiras são obesas, e é com a intenção de trazer o debate sobre a obesidade infantil para a superfície que o documentário Muito além do peso mostra esse problema que já apresenta sinais de uma pandemia ao redor do mundo.

O documentário dirigido por Estela Renner vai a fundo na questão e levanta quem são os principais culpados pela ingestão cada vez mais abusiva de alimentos extremamente prejudiciais a saúde, ainda mais de crianças.muitoalemdopeso

 

O filme funciona como um alerta e expõe cenários extremamente preocupantes como a constatação de que 56% dos bebês com menos de um ano de idade consomem refrigerante, bebida com uma quantidade de açúcar absurdamente alta para os pequenos organismos.

Esse tipo de comportamento permissivo por parte dos pais simboliza a falta de preparo e a desinformação sobre um tema que parece não ser levado a sério por muitos, ou sequer enxergado como uma doença.

Crianças começam a consumir altos índices de gordura e açúcar cada vez mais cedo e diversos fatores podem ser apontados como decisivos nesse hábito. Além de pais desinformados podemos também apontar os insistentes bombardeios da publicidade, que toma para si a tarefa de “educar” e ditar os hábitos alimentares das crianças de acordo com as leis de mercado.

O filme ganha traços dramáticos graças à decisão da diretora de apoiar o documentário nos depoimentos das crianças

Muitos deles são chocantes e apontam para a conclusão de que os culpados desse grave problema são as grandes empresas alimentícias, que omitem informações de seus consumidores enquanto criam estratégias de marketing pouco éticas.

Ainda, persuadem crianças de uma maneira tão profunda que fica quase impossível para que pais já indiferentes a essas questões de saúde consigam ter pulso firme para dizer não aos desejos fabricados de uma geração que já nasce com a predisposição de ser ainda mais obesa.

O momento para essa questão ser trazida a tona é esse, e o documentário Muito além do peso cumpre esse papel de forma perfeita, não podemos ignorar o fato de crianças apresentando exames clínicos que podem ser trocados por os de um idoso doente.

Assista ao documentário abaixo e compartilhe com o máximo de pessoas que puder, a má alimentação é fonte das principais causas de morte no mundo e esse cenário só pode mudar com informação e conscientização.

Clique no play

Fontes: slowfoodbrasil.com, uol.com.br.

Visite: muitoalemdopeso.com.br.